terça-feira, 2 de agosto de 2011

DESCOMPLICANDO A SINTAXE


As funções sintáticas estão, normalmente, associadas aos papéis que cabem a cada classe gramatical exercer dentro de uma oração e das relações possíveis para ela na estrutura oracional. Assim, saber com que outro termo uma classe gramatical pode se relacionar ajuda muito a se reconhecer a função exercida por ela no contexto em que se encontra. Então vejamos:



       ®

SUBSTANTIVO

ADJETIVO

ADVÉRBIO

VERBO
SUBSTANTIVO
SIM PREDICATIVO E COMP. NOMINAL
SIM
COMP. NOMINAL
SIM
COMP. NOM.
SIM
OBJETO
ADJETIVO
SIM
ADJ. ADN., PREDICATIVO E APOSTO
NÃO
NÃO
NÃO
ADVÉRBIO
NÃO
SIM
ADJ. ADV.
SIM
ADJ. ADV.
SIM
ADJ. ADV.
VERBO
SIM
 NÚCLEO DO PREDICADO
NÃO
NÃO
SIM
SUJEITO E PREDICATIVO


Obs: Para o verbo, no quadro acima, considera-se apenas sua forma nominal no infinitivo. As funções que podem ser exercidas por estruturas oracionais em relação a outras serão assunto de uma publicação futura em se tratará apenas da sintaxe externa, portanto das relações possíveis entre orações de um período.

Como se pode observar no quadro acima, as funções sintáticas, dentro de uma oração, podem ser definidas de acordo com a classe gramatical a que cada termo pertence. Isso, aliás, reforça a ideia de que ter um bom conhecimento de morfologia permite entender com mais facilidade como analisar uma oração e a função dos termos que a compõem.

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES SINTÁTICAS NA ORAÇÃO

1 – Um adjetivo jamais exercerá função de complemento verbal ou de Adjunto Adverbial, uma vez que não se relaciona com um verbo.

OBSERVAÇÃO: Caso um verbo no infinitivo seja utilizado em fução substantiva (como sujeito, por exemplo), então será possível que um adjetivo se refira a ele na função de Adjunto Adnominal.
Ex.: Viver feliz é viver em paz.
                Adj. Adn.

2 – Um adjetivo, no predicado de uma oração, que não seja parte integrante de um complemento verbal (objeto) só poderá exercer função de predicativo (do sujeito ou do objeto)
Ex.: O juiz  declarou    o réu    culpado.    / O candidato   fez   a prova  tranquilo.
               Suj.           V.              OD          Pred. do Obj.                  Suj.               V           OD        Pred. do Suj.

3 – Um adjetivo ao lado de um verbo de ligação só pode ser Predicativo do Sujeito.
Ex.: O candidato parecia tranquilo.
                 Suj.                      VL         Pred. do Suj.

4 – Um advérbio, por não flexionar nem em número, nem em gênero, não pode exercer qualquer função ligada a um substantivo(Adjunto Adnominal, Complemento Nominal, Predicativo, Aposto...)
Ex.: Os dias passam    rapidamente  aqui.
              Suj.               V                Adj. Adv.          Adj. Adv.

OBSERVAÇÃO: Uma palavra, mesmo que terminada com o sufixo MENTE, se estiver ligada a um substantivo, não estará na função adverbial. Nesse caso, será uma palavra denotativa (de delimitação, por exemplo), exercendo fução de Adjunto Adnominal (função adjetiva).
Ex.: Somente a honestidade pode fazer uma amizade durar.
             Adj. Adn.                    Subst.

Nenhum comentário:

Postar um comentário