sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESCREVER BEM X OS VERBOS

Há que se tomar certos cuidados ao escrever no que se refere ao emprego dos verbos e de seus respectivos complementos. Caso queiramos utilizar dois ou mais verbos em sequência, utilizando apenas um complemento, precisamos ter certeza de que ele combina com todas as formas verbais a que queremos que se refira. Isso significa dizer que, se enumeramos dois verbos, o complemento ligado a eles deve ser correspondente à regência de ambos (um objeto direto para dois verbos transitivos diretos; um objeto indireto para dois verbos transitivos indiretos de mesma regência...). Caso não respeitemos esse princípio da regência verbal, haverá um problema sério de estrutura na frase. Vejamos:

1 – Para dar mais qualidade à educação brasileira, é preciso investir criteriosamente e melhorar a rede pública de ensino em primeiro lugar. (INADEQUADO)

Veja que a forma verbal investir deveria estar acompanhada de um complemento indireto (termo ligado ao verbo com auxílio de preposição = investir em algo), enquanto a forma verbal melhorar vem sucedida de complemento direto (termo anexado ao verbo sem auxílio de uma preposição = melhorar algo). Assim, houve uma ruptura na estrutura oracional no que se refere à regência, já que o complemento a rede pública de ensino não é apropriado para a primeira forma verbal em questão (investirr).

Corrigindo-se a frase, teremos:

- Para dar mais qualidade à educação brasileira, é preciso investir criteriosamente na rede pública de ensino e melhorá-la em primeiro lugar.

Note que agora cada forma verbal está acompanha de seu complemento adequado, o que garante a observação do princípio da regência verbal e, consequentemente, a correção da frase.

O mesmo cuidado, portanto, deve ser tomado toda vez que a sequência verbal apresentar qualquer diferença de regência.

Um comentário:

  1. Oi Everton
    Gostei do teu blog pq aprendo e percebo o quanto eu escrevo errado, o quanto cometo erros como os que listou nesse post.
    Tenho um estagiário com problemas e me pediu ajuda pois está prestes a rodar na materia, vou indicar teu blog, sempre é bom , e da forma que é colocado aqui fica mais tranquilo de entender.
    Abração.

    ResponderExcluir