segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MIM / TI ou EU / TU


A escrita sofre uma grande influência da fala, a ponto de algumas expressões, com o tempo e o uso contínuo, passarem a ser aceitas como forma culta. Ocorre, no entanto, que é necessário que se faça uma distinção entre a fala e a escrita no que se refere à correção gramatical, como no caso dos pronomes MIM/TI e EU/TU, visto que há uma constante confusão quanto ao seu uso. Então vejamos como fazer a opção correta na hora de escrever.

1 – Os pronomes pessoais retos (eu, tu) são aqueles que funcionam perfeitamnte como sujeito de um verbo. No entanto, não devem ser utilizados como complemento indireto. Isso significa dizer que tais pronomes não devem ser utilizados após uma preposição (para, de...) que caracterize um objeto indireto. Vejamos:

- Há alguma coisa para eu fazer aqui? (eu = sujeito da forma verbal fazer)
- Há alguma coisa para mim fazer aqui? (incorreto)

- Para ti ser aprovado, deve estudar muito. (incorreto)
- Para tu seres aprovado, (tu) deves estudar muito. (correto)

2 – Os pronomes pessoais oblíquos (mim, ti) são apropriados para atuar como complemento verbal e normalmente vêm após uma preposição (para, de...) que os caracteiza como um objeto indireto de um verbo. Nessa posição (após preposição), tais pronomes não funcionam como sujeito de um verbo. Vejamos:

- Há alguma coisa para eu nesta caixa? (incorreto)
- Há alguma coisa para mim nesta caixa? (correto)

- Trouxeram esta encomenda para ti. (correto)
- Trouxeram esta encomenda para mim. (correto)

- Trouxeram esta amostra para tu analisares. (correto)
- Trouxeram esta amostra para ti analisar. (incorreto)

- Para mim é necessário mais empenho dos funcionários. (correto)
- Para mim, não ser aprovado seria uma catástrofe. (correto)

Note que, no último exemplo, houve apenas uma inversão na ordem dos termos da frase.
- Não ser aprovado seria uma catástrofe para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário