quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TRANSITIVIDADE VERBAL

É de assustar que as gramáticas da Língua Portuguesa insistam em tratar as características de trasitividade verbal como sendo uma exigência do verbo, quando se sabe que é fácil perceber que os verbos só adquirem essa característica quando empregados em um dado contexto. Para que isso seja constatado, basta que se coloque o mesmo verbo em contextos diferentes, como segue abaixo.

1 – FALAR
a) Esse rapaz fala pouco. (VI)
Falar, com a ideia de comunicar-se, exprime uma ideia completa, de modo que não requer qualquer tipo de complemento (objeto), o que lhe dá característica de intransitividade. Nesse caso, poderá vir acompanhado de uma ideia adverbial.

b) Esse rapaz falou de assuntos interessantes. (VTI – falou de algo)
Falar, nesse contexto, vem acompanhado de um complemento (objeto) ligado ao verbo, necessariamente, por meio de uma preposição (ligação indireta com o verbo). Assim, adquire caracaterísticas de transitividade indireta.

c) Esse rapaz falou a verdade. (VTD – falou algo)
Aqui o verbo falar vem acompanhado de um complemento, ligado diretamente a ele (sem preposição necessária), o que lhe atribui características de transitividade direta.

d) Esse rapaz falou a verdade ao delegado. (VTDI – falou algo a alguém)
Nesse último exemplo, o verbo falar tem ligado a ele um complemento direto (sem preposição necessária - OD) e outro, indireto (com auxílio de uma preposição - OI), o que lhe dá características de transitividade direta e indireta ao mesmo tempo.

Assim, é recomendado que só se avaliem as características de transitividade de um verbo a partir da observaçao do contexto em que ele se encontra e dos termos que o acompanham na oração. Isso significa dizer que não se deve avaliar se um verbo é intransitivo ou transitivo (direto ou indireto) sem que ele esteja empregado em uma frase.

Um comentário:


  1. Como saber se um verbo é transitivo ou intransitivo?

    Existe complemento? se não, é intransitivo
    Existe complemento? se sim, é transitivo

    O complemento é ligado diretamente(sem preposição) ao verbo? se sim, é objeto direto

    O complemento é ligado indiretamente (com preposição) ao verbo? se sim, é objeto indireto

    sozinho o verbo não pode ser classificado, apenas dentro de uma oração (um contexto)

    É isso que você quis dizer?

    ResponderExcluir